Início » CÉREBRO, ENCÉFALO OU SISTEMA NERVOSO?
Saúde

CÉREBRO, ENCÉFALO OU SISTEMA NERVOSO?

Talvez uma das partes mais enigmáticas do nosso corpo seja o cérebro. Suas partes, o que ele contém, suas funções e sua forma de trabalhar, sempre foram motivos de muito estudo e hoje cada vez mais tentamos desvendar seus mistérios.

Essa parte do corpo humano já foi comparada no século III A.C., ao intestino, devido sua forma “enrolada”, já  foi considerada como a causa de todos os males de nossos pensamentos e ações ocupadas por espíritos animais em seus espaços vazios e até mesmo chegou-se a acreditar que ele poderia aumentar de tamanho mudando o formato do nosso crânio e que seu peso e tamanho indicariam a nossa inteligência.

Afinal, o que existe dentro do nosso crânio?

Tudo aquilo que encontramos dentro do crânio, chamamos de encéfalo, uma grande massa formada por células nervosas, das quais as mais conhecidas são os neurônios. O encéfalo  é dividido em regiões e áreas diferentes. A maior parte desse encéfalo, é o cérebro, ou seja, o cérebro é uma parte do nosso encéfalo. Você já deve ter ouvido falar em AVC (acidente vascular cerebral), porém hoje é mais correto o termo AVE (acidente vascular encefálico).

O encéfalo se conecta com o nosso corpo, do pescoço para baixo, através da medula espinal que é uma grande rede de vias nervosas (nervos) que levam e trazem as informações para que todos os nossos órgãos trabalhem de forma ordenada.

O encéfalo, a medula espinal e os nervos que chegam aos órgãos formam o sistema nervoso, que é responsável por todas as ações do corpo.

Para seu perfeito funcionamento, o encéfalo precisa de uma grande quantidade de sangue circulante e de muito oxigênio.

Cada área do encéfalo é responsável por funções diferentes do nosso corpo, na parte do cérebro, por exemplo,  temos áreas relacionadas  às funções da fala, do olfato, da visão, do conhecimento, da emoção, da memória e uma área que controla os movimentos do corpo.

Se em uma dessas áreas deixar de circular sangue essa função vai ser prejudicada causando as sequelas dos acidentes vasculares, por isso é muito difícil dar um prognóstico desse distúrbio vascular, entretanto falhas nessas funções como distúrbios de fala, visão turva, lapsos de memória, confusão mental e dormência em áreas do corpo podem indicar que algo errado está acontecendo em nosso encéfalo.

Fique alerta.

https://www.facebook.com/incrivelclub/videos/1921344308094729/

Sobre o autor

Paulo Ricardo Ronconi Larosa

Paulo Ricardo Ronconi Larosa

Graduado em Odontologia e com mestrado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (USP) é professor universitário, além de manter sua Clínica de Odontologia. Autor de livros, entre eles Anatomia Humana – Texto e Atlas, pela Guanabara Koogan. Entre suas joias está uma família adorável.

Comentários

Clique aqui para adicionar um comentário

  • O que dizer de um autor de livros sobre anatomia? Além de abraçá-lo pela amizade? Desafiá-lo. Um fisioterapeuta laboral nos disse recentemente que está tudo pronto para se realizar o primeiro transplante de cabeça em um ser humano. O que você acha? Em macaco a cirurgia foi realizada e sobreviveu por 9 dias…..e aí querido..será possivel? Parabéns pela coluna.

%d blogueiros gostam disto: