Início » Envelhecimento saudável
Visagismo

Envelhecimento saudável

Estudo realizado pelas Nações Unidas aponta que uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. Segundo este estudo, em 2050 haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos.

No Brasil, segundo IBGE, o número de idosos com 80 anos ou mais pode passar de 19 milhões em 2060, um crescimento de mais de 27 vezes em relação a 1980, quando o Brasil tinha menos de 1 milhão de pessoas nessa faixa etária (684.789 pessoas). A alta se deve a melhoria da esperança de vida ao nascer do brasileiro, que era de 62,58 anos em 1980 e pode atingir 81,2 anos segundo a projeção de 2060.

Esta mesma população que está aumentando, tem uma preocupação em envelhecer com saúde. O modelo de envelhecimento bem-sucedido é uma estrutura multidimensional composta de três componentes ordenados hierarquicamente que definem envelhecimento saudável: baixo risco de doença e deficiência relacionada à doença, alta atividade mental e física e envolvimento na vida cotidiana.

Há também uma atenção de uma grande parte da população em diminuir os sinais do envelhecimento e sabemos que uma das primeiras coisas que mais notamos é a característica da pele.

O envelhecimento da pele tem basicamente duas causas: passagem natural do tempo (envelhecimento intrínseco, ou envelhecimento cronológico) e fatores ambientais que interagem com a pele (envelhecimento extrínseco). Também conhecido como fotoenvelhecimento, o envelhecimento extrínseco é provocado principalmente pela exposição ao sol, que tem efeito cumulativo e potencializa o surgimento de rugas e manchas.

O envelhecimento cronológico acompanha o processo ocorrido também com outros órgãos. Com o passar dos anos, as células diminuem sua capacidade de renovação, e cai drasticamente a produção das fibras de colágeno e elastina, que conferem firmeza e tonicidade. Assim, a pele perde elasticidade e se torna mais fina e flácida, passa a apresentar rugas finas na superfície, e é acometida também pela atrofia. Estas alterações podem fazer que as pessoas pareçam tristes e cansados.

Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele diminui. Por isso, é comum que pessoas idosas apresentem a pele mais seca. Ou seja, a menor atividade das glândulas sudoríparas torna a pele mais seca e a diminuição da microcirculação sanguínea reduz sua vitalidade e luminosidade. Além disso, efetuamos todos os dias mais de 1.500 contrações faciais, que marcam a epiderme (primeira camada da pele) na forma de linhas finas e rugas de expressão. O processo de envelhecimento cronológico acentua as rugas de expressão, que tendem a ficar mais profundas e marcadas.

Para evitar o ressecamento, é importante:

  • Beber bastante líquidos, aproximadamente 2 litros por dia.
  • Proteger a pele das agressões externas, evitando o sol em excesso e sem proteção solar.
  • Nas áreas de pouca oleosidade, não se deve utilizar sabonetes em demasia, bucha e água muito quente, para não diminuir ainda mais o manto lipídico.
  • Caso sejam tomados mais de um banho por dia, os sabonetes devem ser usados no corpo todo apenas em um dos banhos. Nos outros, usar apenas nos locais de dobras de pele (virilha, axilas, etc.) ou de maior oleosidade.
  • Evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula, pois também podem ressecar a pele.
  • Utilizar hidratantes logo após o banho, nas áreas que apresentem sinais de ressecamento.

 

A indústria da estética vem desenvolvendo diversos recursos que promovem a prevenção e recuperação do quadro de envelhecimento. Há várias modalidades terapêuticas que podem melhorar a qualidade da pele. Tanto recursos invasivos como as cirurgias plásticas, quanto os não invasivos utilizando medicamentos, cosméticos e equipamentos de alta tecnologia. Dentre estes recursos destaca-se a radiofrequência que é um recurso eletroterápico que ganha destaque na melhoria do contorno facial, aumento do tônus e minimização de rugas sem a necessidade de intervenção cirúrgica

Outro recurso é o uso do plasma rico em plaquetas que é um dos mais recentes tratamentos de rejuvenescimento. Basicamente uma porção de sangue é retirada da própria pessoa para fazer a preparação e depois injetada para promover bioestimulação que é o conjunto de procedimentos destinados a ativar funções biologicamente anabolizantes do fibroblasto, como a produção de Colágeno tipo III, elastina e ácido hialurônico. Esta é uma técnica ambulatorial simples, com base na aplicação intradérmica de plasma rico em plaquetas (PRP) para ativar naturalmente as funções dos fibroblastos, que é a célula responsável por determinar a estrutura e a qualidade da pele.

Com o uso do PRP ocorre  regeneração celular, que se traduz em uma pele mais nova, luminosa com melhora da textura, diminuição da flacidez e atenuação das rugas finas. Finalmente, regenera todos os sinais de envelhecimento da pele na área facial, pescoço, corpo e mãos. A vantagem de usar PRP é que é uma substância biológica feita pelo próprio corpo, livre de produtos químicos.

 

 

REFERÊNCIAS

AZULAY, Rubem David et al. AZULAY: Dermatologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.s., 2008.

BAK, Hana et al. Increased expression of nerve growth factor receptor and neural endopeptidase in the lesional skin of melasma. Dermatologic Surgery, v. 35, n. 8, p. 1244-1250, 2009.

BORGES et al.,Terapêutica em estética: conceitos e técnicas – 1. Ed. São Paulo: Phorte, p. 32-33, 2016.

CARVALHO, Goretti Freire de. et al. Avaliação dos efeitos da radiofrequência no tecido conjuntivoRevista Brasileira de Medicina – Especial Dermatologia e Cosmiatria Editora Moreira Junior. Abril 2011, vol.68.

DZIAŁO, Magdalena et al. The Potential of Plant Phenolics in Prevention and Therapy of Skin Disorders. International journal of molecular sciences, v. 17, n. 2, p. 160, 2016.

VIEIRA, A.C.Q.M.; MEDEIROS, L.A.; PALÁCIO, S.B.; LYRA, M.A.M; ALVES, L.D.S.; ROLIMLA, NETO, P.J.R. Fatores de crescimento: uma nova abordagem cosmecêutica para o cuidado antienvelhecimento. Rev. Bras. Farm. 92(3): 80-89, 2011.

Sobre o autor

Adriana Teixeira dos Reis Bertoletti

Adriana Teixeira dos Reis Bertoletti

Fisioterapeuta, mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Especialista em Gestão de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi (2011). Atualmente, professora e coordenadora na Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Fisioterapia, Estética e Terapia Capilar

Comentários

Clique aqui para adicionar um comentário

  • Ola Adriana gostei bastante de sua forma leve e bem clara de descrever os processos de envelhecimento da pele. Assunto que interessa a todos e as pesquisas se aprofundam surgindo novas descobertas e técnicas. Parabéns.

  • Pesquisadores comprovaram que aqueles que bebem no mínimo um copo de á Em excedente, ele auxilia pra retenção de líquidos, o que pode raciocinar em números a mais pela balança e no aparecimento da celulite. Tão significativo quanto o que você come, é como você come. O ato de mastigar dissolve os alimentos em partículas inferiores, que facilitam a digestão. somatodrol woman comprar
    Já consagrado em alguns países, principalmente nos EUA, promete ganho de massa muscular de forma rápida e duradoura, mas seria isso realmente verdade? em todo esse artigo responderemos essa dúvida e você saberá definitivamente o que é o somatodrol.
    Posso usar somatodrol com outro pró hormonal?
    Resolvi fazer esse breve explicação pois sempre recebo essa mesma dúvida posso usar somatrol com outro pró hormonal ? Sinceramente é totalmente desnecessário e perigoso tomar mais do que 1 suplemento com ação hormonal, a produção de testosterona no nosso organismo tem um limite, passado ele, não adianta o quanto de suplemento adicional se adicione, este não será absorvido pelo nosso organismo com a finalidade de aumentar ainda mais os níveis hormonais. somatodrol-no-brasil.com

%d blogueiros gostam disto: