Início » Esqueceram de mim!
Fisica/Matem.

Esqueceram de mim!

A televisão para se manter no ar por 24 horas precisa preencher sua grade e revisitar filmes antigos, principalmente os de sucesso. Essa semana vi o primeiro filme da cine série Esqueceram de mim (Home Alone, de 1990, com direção de Chris Columbus) com Macaulay Culkin.

Nesse filme o personagem Kevin McCalister é esquecido em casa quando a família está atrasada para voar para Paris de férias. De fato, na noite anterior Kevin foi colocado de castigo e desejou que toda família desaparecesse. Como se diz cuidado com o que se deseja, pois você pode acabar conseguindo.

Fiquei pensando se todo mundo, e somos muitos, mais de sete bilhões de pessoas, desejássemos ao mesmo tempo ficar longe uns dos outros, qual seria em média essa distância?

Porque penso essas coisas? Sei lá! Curiosidade científica. Vontade de juntar números.

A população mundial hoje está estimada em sete bilhões e quinhentos e sessenta e nove milhões de pessoas, 7,569.109, de acordo com o site http://www.worldometers.info/

O diâmetro equatorial terrestre é de 12756 km de acordo com Wikipédia. Isso significa que o raio terrestre possui em média metade desse valor, considerando que a Terra é esférica, ou seja, 6378 km. Considerando então que a superfície de uma esfera é 4πR2 ficamos com 4.3,14.(6378)2 = 511 milhões de quilômetros quadrados ou 5,11.1011 m2.

Mas essa superfície considera oceanos, geleiras, desertos e outras regiões inóspitas. É muito difícil descontar todas essas áreas não hospitaleiras e mesmo defini-las com exatidão. Mas existem algumas estimativas.

Mapeamentos da NASA dão conta de que os polos possuem 35 milhões de quilômetros quadrados ou 3,5.1013 m2. Estima-se que os oceanos e demais porções de água sejam 70% da superfície do planeta, o que deixa 30% para continentes. Trinta por cento da superfície total da Terra nos dá 1,53.1014 m2. Descontando os polos ficamos com 1,18.1014 m2. Dessa superfície estima-se que 20% são regiões desérticas e assim 80% são regiões habitáveis. Ficamos com 9,46.1013 m2. Essa é a superfície sobre a qual poderíamos nos espalhar sobre o planeta. Isso inclui zonas agriculturáveis, mas vamos lá!

Levando em conta nossa população quantos metros quadrados temos para cada um? A resposta é 12500 m2. Isso é um quadrado com 112 m de lado. Se considerarmos que cada um de nós está no centro de um quadrado de 12500 m2 então a distância até outra pessoa, no centro do quadrado dela, é igual ao lado do quadrado, 112 m.

Assim estimo que essa é a distância média entre cada um de nós homogeneamente espalhados pela superfície habitável do planeta.

Muito longe? Para alguns muito perto?

Precisamos de compreensão entre as pessoas.

Sobre o autor

Sérgio Sato

Sérgio Sato

Professor universitário há 35 anos de Física e Matemática. Avaliador no INEP/MEC. Motociclista. Entusiasta do conhecimento.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: