Início » O quinto gosto
GastronoCinema

O quinto gosto

Você sabia que nossas línguas são capazes de sentir apenas 5 gostos diferentes?

A língua humana é capaz de identificar 5 gostos básicos que quando combinados das mais variadas maneiras formam todos os sabores que sentimos. Esses gostos são: o doce, o salgado, o azedo ou ácido, o amargo, e o umami.

Mas o que é o Umami?

Descoberto 1908 pelo pesquisador japonês Kikunae Ikeda, o umami é o gosto que sentimos quando comemos o glutamato monossódico, ou Ajinomoto, como é mais conhecido.

Mas não é apenas nesse popular realçador de sabor que sentimos o gosto umami. A maioria não sabe, mas o quinto gosto descoberto foi na verdade o primeiro gosto que a maioria das pessoas sentiu na vida; isso através do leite materno, onde ele é muito presente.

Ainda existem outros diversos alimentos onde encontramos o umami diariamente; alguns exemplos são: o tomate, principalmente se estiver maduro, produtos maturados, como carnes suínas, o molho de soja, ou shoyu, o queijo parmesão, os aspargos, entre outros.

Mas além de trazer um delicioso sabor aos alimentos, o gosto umami ainda traz diversos benefícios, como o aumento da salivação, que ajuda na deglutição; e a diminuição do uso do sódio, do sal, nas preparações, pois o umami realça o sabor dos alimentos espalhando-os pelo aumento da salivação, o que também realça a experiência de comer.

Se quiser saber mais sobre o quinto gosto, assista ao vídeo.

Para aqueles leitores que não conseguem perceber o umami; para esta autora, e essa é uma percepção pessoal, a melhor forma de descrevê-lo é como uma fusão do salgado e do ácido com uma leve picância, sendo muito saboroso.

Sobre o autor

Thalita Kubiak Sato

Thalita Kubiak Sato

Formada em arquitetura, mudou de paixão e escolheu a comida. Estudante de gastronomia de dia e entusiasta do cinema e programas de TV à noite.

Comentários

Clique aqui para adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: