Início » Como você escreve um milhão?
Fisica/Matem.

Como você escreve um milhão?

A pergunta título deseja saber como o amigo leitor ou amiga leitora escreve um milhão em algarismos. Será que é assim 1.000.000? Ou será assim 1 000 000? Ou ainda, 1000000?

Acredito que a terceira forma seja bem difícil de ler. Afinal precisamos contar os zeros, de três em três, para estabelecer, se milhares, milhões, bilhões, etc.

Vamos ficar com as duas primeiras.

A diferença entre elas está no modo como os grupos de três zeros (ou três posições) foram separados. Na primeira possibilidade pontos foram usados e na segunda espaços.

Qual é o correto?

De acordo com a nona conferência geral de pesos e medidas (9ª CGPM), em sua resolução 7, realizada em 1948, e ratificada em 2003 na 22ª CGPM, na sua resolução 10, “(…) os números com uma grande quantidade de algarismos podem ser representados em classes de três algarismos, separados por um espaço, a fim de facilitar a leitura”. E ainda: “(…) Essas classes não podem ser separadas por pontos ou vírgulas”. Mais detalhes oficiais em http://www.bipm.org/fr/CGPM/db/22/10/

Há muito tempo surgiu esse hábito, provavelmente de origem bancária ou contábil, de usar pontos para separar as classes de três algarismos. Isso no Brasil. Nos Estados Unidos usam-se vírgulas para a mesma função.

Importante lembrar que esse raciocínio de espaços na separação de classes de três algarismos, para facilitar a leitura, vale tanto na parte inteira quanto na parte decimal.

Dessa forma o número 4256,2356 deve ser escrito 4 256,235 6. De forma geral os sistemas financeiros não considera mais do que três casas decimais, e geralmente são apenas duas casas decimais.

E acrescente-se ainda que o separador decimal, o sinal que separa a parte inteira da parte decimal, também é definido pelas mesmas resoluções, e nesse caso temos dois modos, o modo britânico e o modo francês. Os dois modos são adotados oficialmente pelas várias nações do mundo. No Brasil usamos o modo francês, e assim, o separador decimal é a vírgula. Já nos Estados Unidos o modo é o britânico.

O modo francês é adotado por vários países como, por exemplo, Albânia, Alemanha, Bélgica, Canadá (nos falantes de francês), Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Equador, Finlândia, França, Noruega, e muitos outros países.

Já o modo britânico é adotado por Austrália, Brunei, Canadá (nos falantes de inglês), Coreia do Sul, Japão, Nova Zelândia, Peru, Reino Unido, entre outros.

Mais detalhes em https://pt.wikipedia.org/wiki/Separador_decimal#Distribui.C3.A7.C3.A3o_mundial_por_s.C3.ADmbolo_de_separador_decimal

Assim o fato é que para escrever um número que contenha muitos algarismos, inteiros e decimais, o único símbolo separador, no Brasil, é a vírgula. No demais apenas espaços, a cada três algarismos (contando a partir do separador decimal, para a esquerda e para a direita).

Um número como 1234567894,321654 ficará 1 234 567 894,321 654. Nesse caso, por extenso, um bilhão, duzentos e trinta e quatro milhões, quinhentos e sessenta e sete mil, oitocentos e noventa e quatro inteiros, trezentos e vinte e um milésimos, seiscentos e cinquenta e quatro milionésimos.

Os números estão conosco há muito tempo. Veja o vídeo da TED EDUCATION. Tem legenda em português.

Sobre o autor

Sérgio Sato

Sérgio Sato

Professor universitário há 35 anos de Física e Matemática. Avaliador no INEP/MEC. Motociclista. Entusiasta do conhecimento.

Comentários

Clique aqui para adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: