Início » Ao Invés de – Em vez
Português

Ao Invés de – Em vez

Um dia destes conversando com uma amiga, diante de uma revista de esporte, deparamo-nos com uma frase título: “O atleta correu devagar ao invés de correr rápido”, minha amiga comentou:

 

− Não deveria ser: “O atleta andou em vez de correr”!

 

− Não! Por dois motivos. A segunda frase altera completamente o sentido da primeira, embora algumas pessoas não percebam isso.  “Em vez de” significa que o andar substituiu a corrida. Andar e correr são coisas diferentes que podem ser substituídas uma pela outra, sem caracterizar, obrigatoriamente, uma ideia de oposição. Já o correr devagar ou correr rápido são ideias opostas (contrárias). Se a função do atleta é ganhar a corrida, ele deve ser rápido. A lentidão (correr devagar) contraria o propósito da corrida.

 

Imaginemos uma outra situação: estou no terceiro andar de um prédio e entro no elevador na intenção de ir até o quinto andar, mas verifico que o elevador desceu ao invés de subir.

 

Contrariada, tenho duas opções:

  • sair do elevador no próximo no andar e esperar um outro elevador para subir (se houver mais de um) ou que o mesmo desça e suba;
  • seguir até o térreo ou subsolo (parada final do elevador) e subir até o andar desejado (no caso o quinto).

 

Feita a opção, aguardo tranquila o desfecho em vez de ficar irritada. Substituo uma atitude por outra. Poderia dizer ao invés de? Sim, neste caso, se considerar que ficar tranquilo, calmo, se opõe à ideia de ficar irritado. Em comunicação vale a intenção se a regra não se opuser. Língua complicada!

 

Entendido o significado de cada uma das expressões, tentemos uma explicação gramatical:

 

A palavra invés é um substantivo masculino (o invés) que significa “avesso”; “o lado oposto”, “o contrário”. Na expressão “ao invés” não se altera o significado do substantivo uma vez que ela passa a ser utilizada para indicar oposição a alguma coisa. Portanto “ao invés de” significa “ao contrário de”, como na frase:

 

─ Ao invés de adiar as tarefas desagradáveis, execute-as imediatamente!

 

“Em vez de” é uma locução prepositiva que significa “em lugar de”, comportando a ideia de substituição, como no exemplo:

 

─ Os pais devem estimular as crianças a ler livros em vez de assistir TV.

 

No dia a dia é comum as pessoas confundirem as expressões. No entanto, falar e escrever corretamente é o melhor caminho para uma boa comunicação e isso está ao alcance de todos.

Sobre o autor

Celeste Baptista

Celeste Baptista

Professora de Português e de Francês, formada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa (UL). Pedagoga com habilitação em Administração Escolar, Supervisão de Ensino e Orientação Educacional. Psicóloga (com Licenciatura e Bacharelado). Mestre em Linguística Letras e Artes pela Universidade Guarulhos (UnG). Especialização em Psicologia Jurídica (UniSãoPaulo). Autora do livro Chuva Quente (Poesia). Palestras sobre Literatura, Ética e temas da Psicologia. Nas horas vagas leio, escrevo, organizo Rodas de Leitura e Recitais, converso com amigos, bordo e faço crochê. Criei um blog: Como Árvores Antigas https://cilebap.blogspot.com.br/, onde escrevo sobre diversos assuntos. Podem achar-me no Facebook, como Celeste Baptista, no Linkedin como Celeste Duarte Baptista e no Instagran: https://www.instagram.com/baptistaceleste/

Comentários

Clique aqui para adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: