Início » O verdadeiro curry
GastronoCinema

O verdadeiro curry

Quase todos conhecem o Curry; o tempero indiano, de cor amarela que pode ser usado em diversas preparações. Entretanto, o que quase ninguém sabe é que o termo “curry” é raramente utilizado na Índia.

Apesar de ser o tempero indiano mais conhecido pelos brasileiros, o curry como conhecemos não é utilizado na Índia. O tempero em pó amarelo foi criado pelos britânicos, na tentativa de recapturar os aromas da Índia, misturando especiarias após deixarem o país.

O curry original não é um tempero único, se trata de uma preparação complexa que contém diversas especiarias. O verdadeiro curry indiano não possui receita fixa, e cada família tem sua própria receita de curry, que pode ser vermelho, amarelo, verde, etc, sendo passada de geração em geração.

Na Tailândia também se usa o curry em forma de pastas.

As pastas de curry tailandesas também não possuem receitas fixas, havendo dezenas de diferentes tipos, entretanto, são tradicionalmente compostas de temperos frescos macerados, como folhas, ervas, raízes, alho, pimentas, pasta de camarão, entre outros. Um prato de curry tailandês deve ser cremoso, com a pasta sendo dissolvida em leite de coco quente, gerando uma junção de sabor picante, doce, azedo, floral e cítrico.

Apesar de não ser o verdadeiro curry, o tempero amarelo que é tão comumente usado pelos brasileiros possui algumas propriedades que trazem benefícios à saúde, como propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem diminuir o risco de demência na velhice.

Sobre o autor

Thalita Kubiak Sato

Thalita Kubiak Sato

Formada em arquitetura, mudou de paixão e escolheu a comida. Estudante de gastronomia de dia e entusiasta do cinema e programas de TV à noite.

Comentários

Clique aqui para adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: