Início » CARNAVAL TAMBÉM É MATEMÁTICA
Fisica/Matem.

CARNAVAL TAMBÉM É MATEMÁTICA

Na próxima terça, dia 13 de fevereiro de 2018, temos mais um dia de Carnaval. Desde já meus votos de um período feliz para todos.

Como a data do Carnaval é definida?

As datas móveis do calendário cristão foram definidas pelo Concílio de Nicea, no ano de 325 de nossa era. De fato a data de referência é a Páscoa, ressurreição de Cristo, que está definida como sendo o primeiro domingo após a primeira Lua cheia, que ocorre após ou no equinócio da primavera boreal (outono austral), fixado em 21 de março de todos os anos. Isto faz com que o Carnaval possa ocorrer entre o começo de fevereiro e o começo de março.

De fato a data que corresponde ao Carnaval deste ano, também ocorreu pela última vez em 1945 e ocorrerá novamente em 2024.

Como o feriado de Carnaval ocorre 47 dias da Páscoa, a definição da data da Páscoa define o Carnaval, bem como todas as outras festas religiosas móveis como domingo de ramos (7 dias antes da Páscoa), a sexta da Paixão (2 dias antes) e o Corpus Christi (60 dias depois).

Como o movimento da Lua é previsível matematicamente é possível definir as datas com bastante antecedência.

Assim sabemos que neste ano o Carnaval é 13 de fevereiro; a Páscoa é 1 de abril e o Corpus Christi é 31 de maio.

Para os mais organizados já adianto que no ano que vem, 2019, o Carnaval será em 5 de março, com a Páscoa em 21 de abril.

Caso seu interesse se aproxime do Cálculo da Páscoa e consequentemente do Carnaval, vão aqui algumas instruções, segundo o matemático Carl Gauss (1777 – 1855), para o período que vai do ano 2000 até 2099. (Se alguém precisar para além de 2099 me avise!)

Calcule (a) como sendo o resto da divisão do ano em questão por 19.

Calcule (b) como sendo o resto da divisão do ano em questão por 4.

Calcule (c) como sendo o resto da divisão do ano em questão por 7.

Calcule (d) como sendo o resto da divisão entre (19.a+24) por 30.

Calcule (e) como sendo o resto da divisão entre (2.b + 4.c + 6.d + 6) por 7.

Calcule (P) como sendo P = 22 + d + e.

Se este resultado por menor ou igual a 31 a Páscoa será no dia P de março.

Caso P seja maior que 31 calcule P* = d + e – 9 e a Páscoa será em P* de abril, a não ser se P* for maior que 25 e neste caso a Páscoa será em P** = P* – 7 (uma semana antes) em abril.

Para exemplificar veja o caso do ano em que estamos, 2018:

(a) = 4

(b) = 2

(c) = 2

(d) = 10

(e) = 0

Então P = 32 ou que nos faz calcular P* = 1 ==> A Páscoa de 2018 é o domingo dia 1 de abril. Como o Carnaval ocorre 47 dias antes, retrocedendo no Calendário 47 dias da Páscoa chegamos a 13 de fevereiro.

Ufa! Cansou?? Aproveite o Carnaval para descansar. Legal

Sobre o autor

Sérgio Sato

Sérgio Sato

Professor universitário há 35 anos de Física e Matemática. Avaliador no INEP/MEC. Motociclista. Entusiasta do conhecimento.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: