Início » As videiras congeladas de Ontário abrem portas para reconhecimento internacional em produção de Icewine
Canadiando

As videiras congeladas de Ontário abrem portas para reconhecimento internacional em produção de Icewine

Icewine, é um vinho feito de uvas que foram deixadas para congelar natural e propositalmente na videira. Com condições climáticas ideais para a produção anual, a província de Ontário produz Icewine desde 1984 e são considerados líderes em produção no cenário global desde 1991, quando a vinícula Inniskillin ganhou o ilustre Grand Prix d’Honneur na feira de vinhos Vinexpo de Bordeaux. Hoje, Ontario é reconhecido como produtor de alguns dos melhores Icewine do mundo.

Um vinho intensamente perfumado, com aromas e sabores abundantes de frutas tropicais maduras (como a lichia, papaya e o abacaxi). Apesar de ser um vinho doce, a bebida apresenta uma inabalável sensação de acidez, tornando-a perfeitamente balanceada. Além de ser servido acompanhando sobremesas, Icewine também pode ser servido em coquetéis, pois combina harmoniosamente com iguarias como foie gras e queijos azuis envelhecidos.

As uvas mais populares para esse tipo de vinho são: Vidal Blanc, Riesling e Cabernet Franc. O cultivo é coordenado com as estações do ano para que as uvas tenham tempo de crescimento ainda durante o verão e outono, antes de congelarem no inverno e assim desenvolverem melhor os sabores da fruta. A colheita é geralmente manual e feita com temperaturas entre -8º e -12º C entre os meses de Dezembro e Fevereiro. O momento certo da colheita é quando a uva desidrata o suficiente para concentrar o seu sabor.

As uvas então começam a ser processadas para a produção do vinho ainda congeladas, onde são pressionadas separando a água da uva e o gelo, concentrando ainda mais o suco extraído.

Mesmo com a produção local, o preço das  garrafas de 375mL podem variar entre CAD 40,00 e CAD 500,00 nas lojas LCBO no Canadá.

Sobre o autor

SÁ SATO

SÁ SATO

Biomédica habilitada em Análises Clínicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós graduada em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde pela Universidade de Santo Amaro. Especialista em Bioética e Valores Culturais pela Universidade de Toronto.
Amante da cultura e diversidade humana, hoje reside em uma das cidades mais ecléticas do planeta: Toronto.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: