Início » O Fígado gorduroso do seu Paulo
Saúde

O Fígado gorduroso do seu Paulo

— Esteato…..quê?  Doutor. Perguntou seu Paulo, 42 anos, em consulta médica.

— O senhor tem esteatose hepática seu Paulo, é um acúmulo anormal de gordura no fígado, aumentando seu tamanho e diminuindo as suas funções.

— Mas como cheguei a isso doutor?

— Simples, o senhor relatou que sempre bebeu bebida alcoólica todos os dias, tanto acompanhando as refeições, quanto fora delas e também disse que seu prato de comida é abundante com carnes gordurosas, massas, não dispensa doces e etc. Isso durante muitos anos seguidos, foi acumulando no fígado.

— Não entendo doutor, o que posso fazer? Meu fígado tá estragado? Não tem mais jeito?

— Não, seu Paulo, calma, eu vou te explicar. Tudo o que o senhor come e bebe, vai parar no fígado, um exemplo: Imagine que o senhor comeu uma baita feijoada, mas daquelas bem gordas, com tudo, pururuca antes com uma linguicinha frita, caipirinha e cervejinha no acompanhamento e não esquecendo a bistequinha bem contornada por uma bela lapa de gordura, uma delícia, e o senhor  até comeu um fiapo de couve prá querer tentar compensar…. Foi a primeira montanha, mais a segunda não tão alta…..mas foi. É claro que após, deu aquele sono gostoso e o senhor se esparramou na cama, roncando por três horas. Então, nas primeiras duas horas tudo que ingeriu estacionou no fígado, tudo, então essa gordura é chamada de esteatose. Mas ela é passageira, nas horas seguintes ela sai do fígado e vai para os depósitos naturais do corpo, os armazéns de gordura, sendo que uma parte será utilizada como fonte de energia e o resto acumula-se. Claro que ao acordar, sentiu fome, pois o estômago esvaziou e aí, como já é quase noite, ou o senhor janta ou mesmo encomenda uma pizza, praticamente não dando o tempo necessário para o fígado eliminar todas as gorduras, e lá vem outra batelada a acumular no fígado. O resultado é um acúmulo porque o senhor não dá tempo de seu fígado se livrar da gordura e ainda mais o efeito do álcool que atrasa mais ainda a sua liberação.

— Entendeu, seu Paulo?

— Quase doutor…mas o que devo fazer para desfazer isso? Minha mulher disse que eu tenho cirrose…é verdade doutor?

— Não!!!! Nada disso seu Paulo. Vou te explicar o que deve fazer: primeiro gordura no fígado pode ser um estágio anterior da cirrose sim, mas ainda não é ela.

— Se seus hábitos alimentares e da bebida não forem corrigidos, aí sim ela poderá virar uma cirrose…tudo bem?

— Assim, deverá seguir à risca as minhas instruções: aumentar a distância em horas entre as refeições, diminuir muito a ingestão de alimentos e vou indicar uma nutricionista para o senhor seguir seus conselhos, e agora vou por o dedo na ferida….

— Deverá eliminar a bebida alcoólica durante a semana e apenas vou permitir bebericar nos finais de semana, nada de encher a cara,  hein seu Paulo!!!!!  Entendeu tudo?

— Agora sim doutor, farei tudo que disse, mas quando chegar em casa…vou gritar na orelha da minha véia…..Não tenho cirrose não!!!!!!!

Sobre o autor

Francisco Ribeiro de Moraes

Francisco Ribeiro de Moraes

biomédico pela Universidade de Mogi das Cruzes,1978, com especializações em Patologia Clínica, Patologia Humana e Citopatologia. Mestre em Ciências pela USP com um estudo sobre câncer de mama. Atuou como professor, a partir de 1980, nas áreas de Patologia, Fisiologia, Hematologia Clínica, Patologia Clínica e Citopatologia por diversas Universidades e Faculdades. Atualmente é professor pela FACISB de Barretos nas disciplinas básicas integradas em morfofuncional. http://lattes.cnpq.br/9046680939777775

1 Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

  • In case yоu аre the ttpе of person wһo is lower tһan thrilled with the prosρeϲt of working in thee identical worқρlace, day after day, elimіnating
    this form of routine is lіkely onee of the mⲟst essential highlights thɑt you c᧐uⅼd receive
    from freelancing. While you һire yoսrself out as a freelancer, eаch and every
    job task that you take on will likely be a new adventure.

    Not solely will the work setting differ, however additionally,
    you wilⅼ have the chance to fulfill many more interestng
    people. This faсtor alone is likely one of tһe primarү reasons why many paralegals prefer freelancіng over committing themselves tto one specific workplace.

%d blogueiros gostam disto: