Início » O RENDEZVOUS DE YUKON
Canadiando

O RENDEZVOUS DE YUKON

Yukon é a última província da costa leste ao norte da Colúmbia Britânica no Canadá, fazendo divisa com o Alasca nos Estados Unidos. Whitehorse é a capital da província de Yukon e possui pouco mais de 25 mil habitantes, população 15 vezes menor que a da cidade de Rio Branco no Acre por exemplo.
Por ser uma província muito isolada no noroeste do país, tem pouca população e exceto pela capital, as outras cidades da redondeza não passam de pequenos vilarejos. Portanto sempre que há uma festa acontecendo na região, praticamente a comunidade toda se envolve de alguma forma. Mas nada pode ser comparado ao anual Sourdough Rendezvous realizado em Whitehorse todo mês de Fevereiro desde 1945.

O festival atrai os moradores dos mais remotos vilarejos e vai muito além, leva para a cidade o maior número de turistas de fora da província. Oficialmente são duas semanas de festa, mas os preparativos e engajamento dos organizadores e competidores podem levar meses.

É que a intenção deste Rendezvous é celebrar e enaltecer a cultura local do povo que vive isolado em terras geladas. Por isso o nome Sourdough, segundo o Urban Dictionary, significa “os que aprenderam a sobreviver no frio do Alasca” (corrijam-me se eu estiver errada).

As competições e apresentações são baseadas neste conceito, mas recebem uma temática nova a cada ano. Durante o festival acontece a coroação da Rainha e das Princesas. Além delas, são também nomeados o Senhor e a Senhora de Yukon. Há também a nomeação anual para mais um membro Sourdough, onde o candidato tem que enfrentar uma série de desafios para provar que merece o título.

Para o público em geral tem competição de barba mais longa, a perna mais peluda (só para mulheres), corrida carregando sacos de farinha, tiro ao alvo com machados entre outras coisas que só um sourdough sabe fazer bem!

Fotos e Fonte: Encarte Festival de Yukon (https://www.yukonrendezvous.com)

Sobre o autor

SÁ SATO

SÁ SATO

Biomédica habilitada em Análises Clínicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós graduada em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde pela Universidade de Santo Amaro. Especialista em Bioética e Valores Culturais pela Universidade de Toronto.
Amante da cultura e diversidade humana, hoje reside em uma das cidades mais ecléticas do planeta: Toronto.

1 Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: