Início » FÍSICA E POLÍTICA
Fisica/Matem.

FÍSICA E POLÍTICA

A Primavera árabe é como ficou conhecida uma série de manifestações populares, no mundo árabe, coordenadas pelas redes sociais, responsáveis pela deposição de vários líderes que estavam no poder a décadas. Com destaque a Hosni Mubarak (1928 –) que renunciou a presidência do Egito em 11 de fevereiro de 2011. No Egito as manifestações se iniciaram em 25 de janeiro daquele ano.

O pão no Egito é conhecido como Aish que também pode significar vida. Para o egípcio pão é vida. O pão é básico na alimentação das famílias egípcias. Não é apenas um simbolismo é uma questão de ordem prática, de sobrevivência. Em números de 2016 a população do Egito era de 96 milhões de pessoas, com um PIB per capita de 3500 dólares. A título de comparação esse dado para o Brasil é de 8600 dólares. Se somos um país pobre em muitos aspectos, o Egito é bem mais. Detalhes em https://pt.actualitix.com/pais/arg/argentina-trigo-producao.php

Segundo dados do órgão da ONU para alimentação e agricultura, FAO, a produção de trigo no Egito na década de 2010 era de 9 milhões de toneladas por ano. Contudo, a demanda de trigo para a população egípcia deve ser de 18 milhões de toneladas por ano. Matemática básica. O Egito precisa importar trigo para fazer seu pão. Em termos de comparação a produção de trigo brasileira é de 6 milhões de toneladas por ano. A Argentina nossa vizinha produz 15 milhões de toneladas de trigo ao ano. É o nosso principal fornecedor, pois nosso consumo interno é de 11 milhões de toneladas por ano. Detalhes em https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/16153995/tendencias-e-cenarios-para-o-mercado-do-trigo

O fato é que o Egito precisa de importações de trigo para fazer seu pão e garantir o básico para quase 100 milhões de pessoas. Seu principal fornecedor a Rússia, que é um dos maiores produtores mundiais. No ano de 2010 uma grande seca abalou a produção russa de grãos. O governo russo afirmou que um quarto da produção total foi perdida. Assim o governo de Moscou proibiu exportações no final de 2010 desabastecendo o mercado mundial e elevando o preço dessa commodity. Essa seca foi percebida em vários países produtores de grãos. Mesmo a produção americana na região do estado de Arkansas também foi prejudicada. Dessa forma não havia Aish para o povo egípcio.

Acostumamos-nos a pensar que a Primavera Árabe foi um movimento político, e claro que também foi, mas a motivação para tanto movimento, a facilidade com a qual as redes sociais conseguiram organizar tantas pessoas e o nível de irritação dessas pessoas é explicado pelo motivo mais básico, fome. E no caso egípcio o simbolismo da falta de Aish derrubou um tirano que estava deitado em berço esplêndido por três décadas.

Essa seca tão intensa em várias partes do planeta é consequência direta do aquecimento global. Nos últimos 50 anos a temperatura média do planeta aumentou 0,5°C. E nas últimas décadas o ganho atual pode ser de até 0,1°C por década.

Os fatos são conectados. Uma variável física, a temperatura, que mede o grau de agitação molecular, influencia o clima no planeta, gera seca, reduz a produção de alimentos e leva a deposição de governos, uma ação política. Física e política estão mais próximas do que pensamos geralmente.

Sobre o autor

Sérgio Sato

Sérgio Sato

Professor universitário há 35 anos de Física e Matemática. Avaliador no INEP/MEC. Motociclista. Entusiasta do conhecimento.

1 Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

  • If you elеct too freelance, you will alsο be iin command
    of your indivіսdual schedulе. Instead of being sure tto the 9-to-five work day off most legislation workplaces, bitһ your day by day schedule and your calendar as a completе can be largely up to you.
    Ꮃhether or not itss essential to take day without work,
    or whether or not ʏoᥙ wіsh tto tackle a heavier ᴡorkload, freelancing
    will meеt yоur needs.

%d blogueiros gostam disto: