Início » O surgimento do sushi
GastronoCinema

O surgimento do sushi

Nas escolas do Japão, as crianças são ensinadas a comer 30 tipos de alimentos diferentes ao longo do dia. Esse fato demonstra como é ampla e diversificada a culinária japonesa. Entretanto, dentre tanta diversidade, o mais famoso alimento japonês entre os ocidentais é sem dúvida o sushi.

Sendo uma invenção quase acidental, o primeiro sushi era bem diferente dos sushis que temos hoje.

Vários séculos atrás, para que o peixe cru pudesse ser armazenado por períodos maiores, os japoneses faziam uso de uma técnica de conservação, aprendida da China, que consistia em fazer camadas de arroz cozido entre os filés de peixe, e depois prensá-los com pedras. Desta forma, a acidez que era liberada pela fermentação do arroz protegia o peixe, a fim de torná-lo mais seguro para o consumo. Entretanto o arroz fermentado usado na conservação era descartado.

Foi apenas por volta do século XV que o arroz que era usado na conservação passou a ser comido juntamente com o peixe, mas ainda se tratando de um prato completamente diferente daquele que estamos acostumados; sendo um arroz de fermentação que demoraria um mês para ficar pronto.

O vinagre só foi adicionado ao arroz de sushi no século XVII, por um especialista em sushi, a fim de acelerar o processo de fermentação que passou para apenas 12 horas.

No início do século XIX, na cidade que atualmente é chamada de Tóquio, surgiu o sushi feito à mão, que era vendido em barracas de rua, tendo se tornado uma comida rápida. Esse sushi, feito de arroz avinagrado coberto por uma fatia de peixe cru com um toque de wasabi, e modelado à mão, se tornou o que chamamos hoje de niguiri-sushi, e deu origem às variações de sushis que temos hoje no Japão e no resto do mundo.

Atualmente o sushi mais conhecido é o sushi de arroz com peixe cru enrolados em alga, mas em cada cidade japonesa foi criado um tipo de sushi. O sushi de hoje possui variedades locais e internacionais, sendo apreciado das mais variadas formas e nos mais diversos lugares.

Se quiser conhecer mais detalhes sobre a história do sushi, assista ao vídeo:

Sobre o autor

Thalita Kubiak Sato

Thalita Kubiak Sato

Formada em arquitetura, mudou de paixão e escolheu a comida. Estudante de gastronomia de dia e entusiasta do cinema e programas de TV à noite.

Comentários

Clique aqui para adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: