Início » Você sabe o que é um estrídulo?
Fisica/Matem.

Você sabe o que é um estrídulo?

O dicionário Houaiss indica que estrídulo é um som sibilante, estridente, forte. Enfim… Um barulho que incomoda!

É o som emitido pelos grilos[1] machos para cortejar suas fêmeas. Os grilos machos raspam suas asas de tal forma que pelos nestas atritam e vibram produzindo os estrídulos. Os músculos que produzem estes movimentos são denominados de músculos estridores.

Aquele que estribular de forma mais intensa e mais forte será entendido pelas fêmeas como o mais capaz em sobreviver, afinal possui musculatura mais possante e deve ser mais viril. Bem se assim não fosse a seleção natural já teria eliminado uma variação desfavorável. Se permanecer é porque é uma variação favorável.

O que é interessante deste estribular (ou cricrilar como se diz popularmente no Brasil) é que o mesmo está relacionado com a temperatura ambiente, no intervalo de 15°C a 24°C de acordo com Doherty, 1985.

A relação entre o número de estrídulos por minuto e a temperatura é uma relação linear. Tal relação pode ser simplificada e aproximada para: T=(f + 30)/7; onde f é a freqüência dos estrídulos por minuto e T é a temperatura ambiente em graus Celsius.

Isto significa que se você contar quantos estrídulos ocorrem em um minuto você terá uma aproximação da temperatura ambiente.

Por exemplo: Se em um minuto forem percebidos 120 estrídulos a temperatura ambiente será de T = (f+30)/7 = (120+30)/7 = 150/7 = 21,4°C

A ideia de que o ritmo dos estrídulos está relacionado com a temperatura ambiente foi parte de um episódio de Big Bang Theory.

Referência

 

DOHERTY, J.A. et alli. Temperature coupling and ‘trade off’. Phenomena in the Acoustic Communication system of the cricket, Grillus Bimaculatus De Geer (Gryllidae). USA: The Journal of Experimental Biology, 1985. <acessado em 14 de setembro de 2011 in http://jeb.biologists.org/content/114/1/17.full.pdf+html>

[1] Grillus Bimaculatus

Sobre o autor

Sérgio Sato

Sérgio Sato

Professor universitário há 35 anos de Física e Matemática. Avaliador no INEP/MEC. Motociclista. Entusiasta do conhecimento.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: