Início » IR AO ENCONTRO DE ou IR DE ENCONTRO A
Português

IR AO ENCONTRO DE ou IR DE ENCONTRO A

O desafio de hoje parece uma simples brincadeira de troca de lugar das preposições a e de em relação à palavra encontro e, mais uma vez, temos a tentação de achar que é tudo a mesma coisa, que estamos diante de situações com o mesmo significado. Na verdade, o a e o de, neste caso, expressam ideias contraditórias, de acordo com a posição ocupada na frase.

Na empresa em que você trabalha, é mais seguro ir ao encontro das ordens do patrão (estar a favor delas), ou seja, concordar com o patrão, do que ir de encontro a essas ordens, isto é, ser contra elas. Já pensou nas consequências da discordância? É certo que você não precisa estar sempre de acordo com o que o chefe ordena, mas é bom munir-se de bons argumentos todas as vezes que desejar discordar dele.

Lembre-se:

 

Ir de encontro a = ir contra, estar em oposição a, chocar-se com…

 

Vejamos alguns exemplos:

 

— O carro, em grande velocidade, desgovernou-se e foi de encontro ao muro, derrubando-o. (O carro chocou-se com o muro)

— O departamento de vendas da empresa foi de encontro à determinação do presidente (discordou) e criou certo desconforto na reunião.

 

Ir ao encontro de = ser a favor de, ir em direção a, ser favorável a, ir para junto de…

 

— A criança, confiante, abriu os braços e correu ao encontro da mãe.

— O departamento de vendas foi ao encontro (a favor) das determinações do presidente, deixando-o satisfeito.

— Os amigos, que não se viam há bastante tempo, correram ao encontro um do outro (em direção a) e abraçaram-se longamente.

 

As duas frases que começam “O departamento de vendas…” parecem repetidas, mas se você prestou bastante atenção pode verificar que, embora muito semelhantes, expressam ideias totalmente diferentes. No primeiro caso, a frase indica oposição, enquanto que na segunda vez em que foi utilizada, comporta uma ideia de anuência, de concordância.

As frases usadas como exemplo, não devem induzir você à crença de que, para a boa saúde da empresa, os departamentos devam estar sempre de acordo, fazendo com que suas ideias de cada um vão sempre ao encontro das ideias dos outros departamentos, mas se elas, sistematicamente, forem de encontro às dos demais departamentos, por certo a empresa, como um todo, não se sustentará. Cada departamento indo contra o outro, prepara-se a falência.

Então, pense bem, quando você pretende ser a favor de alguma coisa (ir ao encontro de), ou quando prefere exercer o direito de ser contra (ir de encontro a)! Afinal, não é difícil!

 

Eu gostaria, Caros Leitores, (incluídas, claro, as Leitoras, rsrs) de aproveitar este artigo, para relembrar um pouco o que já escrevi, sobre o uso da crase.

Na expressão ir de encontro a, seguida de palavra masculina como muro, dissemos que “foi de encontro ao muro” utilizando preposição a mais o artigo o (masculino). Na frase: “foi de encontro à determinação…”, a palavra determinação é do gênero feminino, o que obriga o uso de um a (preposição) + um a (artigo feminino) que se juntam num único à (crase) o mesmo vale para a fase “…forem de encontro às dos demais departamentos…” temos a palavra “ideias” omitida o que justifica plenamente o uso de crase (de encontro a + as = às ideias).

É sempre bom relembrarmos alguns conceitos aprendidos que nos ajudam a reforçar o conhecimento.

Comentem os textos! Isso é de grande valia para nós. Até ao próximo artigo.

Sobre o autor

Celeste Baptista

Celeste Baptista

Professora de Português e de Francês, formada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa (UL). Pedagoga com habilitação em Administração Escolar, Supervisão de Ensino e Orientação Educacional. Psicóloga (com Licenciatura e Bacharelado). Mestre em Linguística Letras e Artes pela Universidade Guarulhos (UnG). Especialização em Psicologia Jurídica (UniSãoPaulo). Autora do livro Chuva Quente (Poesia). Palestras sobre Literatura, Ética e temas da Psicologia. Nas horas vagas leio, escrevo, organizo Rodas de Leitura e Recitais, converso com amigos, bordo e faço crochê. Criei um blog: Como Árvores Antigas https://cilebap.blogspot.com.br/, onde escrevo sobre diversos assuntos. Podem achar-me no Facebook, como Celeste Baptista, no Linkedin como Celeste Duarte Baptista e no Instagran: https://www.instagram.com/baptistaceleste/

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: